Correia de distribuição

Selecione seu veículo
1
2
3

Entregas em 48h

Pessoas com valores

Envios grátis a partir de 59€

(outros pedidos 3,9€)

Devoluções grátis

Ordenar por

Preços

Fabricante

Mostrando 1 - 20 de 1567 itens

A correia de distribuição é um elemento de carácter elástico que está desenhado para transmitir a energia mecânica que vai da cambota para a árvore de cames, com a intenção de sincronizar o movimento gerado pelos 4 tempos do motor de explosão.

Para que serve a correia de distribuição

Após produzir a combustão no interior do cilindro os pistões começam a mover-se e accionam a cambota. A correia deve transmitir o movimento gerado na cambota para que se vão abrindo e fechando compassadamente as válvulas de admissão e escape.

Além disso, na maioria dos motores a correia dentada da distribuição também é responsável por accionar as bombas de refrigerante e de óleo.

Todos os carros têm correia de distribuição?

De uma forma ou de outra há que transmitir o movimento da cambota para a árvore de cames. Porém, isso não tem de ser necessariamente feito com uma correia pneumática de transmissão. Em determinados carros a correia dentada é substituída por uma corrente de distribuição.

O curioso é que muitos vendedores utilizam este detalhe mecânico como um argumento de venda, assinalando que este tipo de transmissões não precisa de manutenção.

Isto não é totalmente certo: apesar da corrente de distribuição durar toda a vida, também é necessário revê-la de vez em quando para evitar folgas e desgastes dos tensores.

Ainda que existam carros sem correia de distribuição, estes não estão isentos de manutenção. De factos, há fabricantes que recomendam a substituição da cadeia aos 200.000 quilómetros.  

Quando devo mudar a correia de distribuição?

Visto que se trata de um elemento pneumático e flexível — e submetido, portanto, à deterioração e ao envelhecimento — a grande dúvida de muitos condutores é saber quando fazer a mudança da correia. Os possíveis danos no motor, no caso da correia se partir, são muito graves.

Por essa razão há que estar muito atento ao seu estado e realizar a sua manutenção correcta.   

Ainda que seja complicado fixar um prazo genérico, podemos dizer que as correias dentadas duram, idealmente, de 80.000 a 150.000 quilómetros. Esta grande diferença depende fundamentalmente do tipo de motor, assim como do fabricante que criou a correia.

Mas esse prazo está pensado para condutores que andam muito com o seu carro. Se, no seu caso, é daqueles que utilizam pouco o veículo, tenha em conta que o próprio envelhecimento dos materiais da correia pode levar a que a partir dos 5 anos esta perca eficácia.

Quais são os sintomas de ruptura da correia de distribuição?

Para evitar males maiores, há que estar ciente dos seguintes indícios:

  • Ruídos estranhos na transmissão.
  • Vibrações invulgares em marcha lenta.
  • Dificuldade em arrancar.
  • Brilho invulgar na correia.
  • Fissuras na correia.

Preço da correia de distribuição

Se necessita de mudar a correia dentada do seu veículo, a Endado é o lugar mais indicado para o fazer, já que aqui encontra a melhor e mais ampla oferta de peças a um preço fantástico.

Encomende agora a sua correia de distribuição e nós nos encarregaremos de pagar os portes de envio. 

Outros termos para nos referirmos a Correia de distribuição

Correia de distribuição, correia dentada, powergrip