Anticongelante (líquido refrigerante)

Ordenar por

Preços

Fabricante

Mostrando 1 - 3 de 3 itens

Opiniões acerca de Anticongelante (líquido refrigerante)



Os carros estão pensado para circular em todo o tipo de condições e em intervalos muito amplos de temperatura ambiental. Podem circular por um deserto com 50ºC à sombra ou por uma estrada gelada a -9ºC.

Para suportar umas temperaturas tão extremas, o veículo deve utilizar um sistema de refrigeração que mantenha o motor à temperatura de serviço, em qualquer condição climatérica.

Por isso o líquido anticongelante é muito importante, já que se encarregará tanto de refrigerar o motor, como de evitar que a água do circuito de refrigeração se congele se a temperatura baixar muito.

Quais são as funções do líquido anticongelante?

Apesar do que muitos pensam, é no verão que se gasta mais e se degrada o líquido anticongelante, já que a sua função principal é refrigerar o motor, para que este não aqueça demasiado.

O que acontece é que se chama anticongelante ao líquido refrigerante, devido ao facto de também incorporar uma série de compostos químicos —como o etilenglicol— destinados a baixar o ponto de solidificação de todos os líquidos que fazem parte do circuito de refrigeração do motor. Dessa forma, consegue-se reduzir o ponto de congelamento do sistema.

Portanto, uma das funções do anticongelante para carro, juntamente com a refrigeração do motor, é evitar o congelamento do sistema.

Juntamente com o acima, o anticongelante também evita a corrosão dos elementos metálicos que fazem parte do sistema de refrigeração.

Tipos de anticongelante

Embora os mais usados hoje em dia sejam o anticongelante G12 e o orgânico, convém que saiba que líquido anticongelante usar:

  •       Para temperaturas de até -5ºC, recomenda-se usar anticongelante de 10%.
  •       Para lugares em que poderão existir temperaturas de até -11ºC é melhor utilizar anticongelante de 20% de concentração.
  •       Se utiliza o carro em lugares que alcançam até os -18ºC, o mais indicado é adquirir refrigerante com 30% de anticongelante.
  •       Para temperaturas extremas que possam alcançar até os -37ºC, deverá utilizar anticongelante com uma concentração de 50%.

Depois de ler isto é possível que ainda tenha algumas dúvidas, pois em muitos fóruns da Internet fala-se de rosa, azul ou verde. Isto não é mais do que uma tinta para identificar o produto, mas não tem qualquer associação à concentração de anticongelante.

Mudar o líquido refrigerante do carro

Para que não perca propriedades convém mudar o líquido refrigerante do carro a cada 40.000 quilómetros, ou 2 anos.

Para a substituição, deve-se esvaziar completamente o circuito abrindo o parafuso de esvaziamento. É conveniente, para que não existam restos de anticongelante antigo, que limpe bem o circuito com uma pistola de água de pressão.

Depois disso, fecha-se o parafuso de esvaziamento e deve-se encher com novo líquido até superar as marcas do mínimo, mas sem se exceder a do máximo.  

Comprar anticongelante

A substituição do líquido anticongelante é muito fácil de levar a cabo.

Portanto, se está a pensar em fazê-lo por si mesmo pode comprar as suas garrafas de líquido refrigerante na Endado.

Tenha em conta que o preço do anticongelante varia em função das distintas marcas e concentrações, pelo que se tem dúvidas sobre que anticongelante comprar consulte o manual de instruções do seu veículo.

Se ainda não tem ideias claras, também pode contactar o nosso mecânico pelo +34 91 661 02 06 ou enviando um e-mail para info@endado.com.

Outros termos para nos referirmos a Anticongelante (líquido refrigerante)

Anticongelante (líquido refrigerante), Anticongelante, líquido refrigerador, Refrigerador, anticongelante, anticongelante verde, anticongelante rosa, anticongelante orgânico, g12, g13



Produtos mais vendidos em Anticongelante (líquido refrigerante)