Óleo 15W40

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Capacidade [litros]

Especificações

  • 24,03 €
    23,03 €
    Disponível

    Receba na terça, 7 de abril

    Lubrificante multigrau, fabricado em base mineral e desenvolvido especialmente para motores diesel de injecção directa. É perfeitamente válido também para os motores alimentados em injecção indirecta. Evita a formação de depósitos no...

    • Capacidade [litros]: 5
    • Classe de viscosidade: SAE 15W-40
    • Óleo: Óleo mineral
    • Especificações:

      API SL

      API CF

      ACEA A3/B4

      MB 229.1

  • 23,94 €
    18,93 €
    Disponível

    Receba na quarta, 8 de abril

    Lubrificante de motor de alto rendimento, fabricado especificamente para satisfazer as exigências dos motores de gasolina, diesel e GLP em carros e furgonetas.

    • Capacidade [litros]: 5
    • Classe de viscosidade: SAE 15W-40
    • Especificações:

      ACEA A3/B3

      ACEA A3/B4

      API SL

      API CF

      MB 229.1

      VW 505 00

      VW 501 01

      FIAT 9.55535-D2

      FIAT 9.55535-G2

  • 20,57 €
    15,46 €

    O lubrificante Total CLASSIC 15W40 é um óleo multigrau desenvolvido para motores diesel e gasolina. Na sua composição incluem-se aditivos de altas prestações com o que se cumprem os exigentes standards industriais da ACEA (Associação de...

    • Capacidade [litros]: 5
    • Classe de viscosidade: SAE 15W-40
    • Óleo: Óleo mineral
    • Especificações:

      ACEA A3/B3

      API CF

      API SL

  • 22,26 €
    20,10 €
    • Capacidade [litros]: 5
    • Classe de viscosidade: SAE 15W-40
    • Especificações:

      ACEA A3/B3

      API SL

      API CF

      MB 229.1

      FIAT 9.55535.D2

      Fiat 9.55535-D2

Mostrando 1 - 4 de 4 itens

Nesta secção encontrará agrupados os óleos lubrificantes de motor que têm uma viscosidade comum de 15W40.

O que significa um índice de viscosidade de 15W40?

Todos os óleos de motor se diferenciam pelo seu índice de viscosidade, que não é outra coisa que a oposição ou resistência que oferecem quando têm de fluir.

A classificação SAE

Para medir essa resistência, o SAE (Society of Automotive Engineers) decidiu determinar os graus ou índices de viscosidade dos vários óleos lubrificantes em função da temperatura a que estão submetidos durante o funcionamento do motor, sem ter em conta outras variáveis como a qualidade do mesmo, a quantidade de aditivos que leva ou o tipo de motor em que será usado.

Esta classificação SAE é fundamental porque o óleo opera a diferentes temperaturas, dependendo de se o motor acabou de arrancar depois de algum tempo parado, ou se já está a funcionar há várias horas.

A importância baseia-se no facto de que a viscosidade do óleo muda segundo a temperatura a que este se encontre. Como acontece com a gelatina ou com o puré, quando o óleo está frio encontra-se num estado mais sólido do que quando se aquece.

Por essa razão é medida a viscosidade do óleo quando o motor está frio e quando se alcançou a temperatura de serviço.

Os dois valores de um óleo multigrau

Os óleos multigrau apresentam, por isso, dois valores de viscosidade.

Por um lado temos o valor 15W, que nos explica como é a sua capacidade de bombear óleo para o motor quando este está frio.

Neste caso, um motor 15W40 assinala que o óleo não é especialmente adequado para arranques em frio, quando o motor se encontra num lugar muito frio. Visto que se trata de um óleo muito "gordo" em frio, a sua capacidade de lubrificação não é a melhor quando faz muito frio.

Se o carro esteve estacionado num lugar muito frio, suportando temperaturas de inverno que estão abaixo de zero, um óleo com um índice de 0W ou de 5W daria melhor resultado que aquele que pode proporcionar o 15W.

A parte final do índice de viscosidade, o 40, explica-nos que esse óleo, quando opera com o motor à temperatura de serviço, tem uma viscosidade média, que garante uma melhor lubrificação, sobretudo de motores com uma certa antiguidade ou com grandes exigências.

As recomendações dos fabricantes

O fabricante do motor é o que melhor sabe qual é a viscosidade mais adequada para os motores que constrói.

Hoje em dia, a tendência —em relação à engenharia de motores—, é fazê-los mais rápidos e eficientes, com menores tolerâncias de montagem entre as peças.

Esta particularidade leva a que se utilizem óleos menos viscosos, que melhoram a lubrificação. A ideia é que o óleo circule por todo o sistema com maior facilidade, formando uma película muito fina que protege a fricção das peças móveis.

Sem nunca se sair do que é referido no manual de manutenção disponibilizado pelo fabricante do motor, com os motores novos convém utilizar óleos com graus de viscosidade baixos, passando a índices mais altos quando o caro ultrapassar os 100.000 ou 150.000 quilómetros.

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Se o seu carro é a gasóleo, talvez lhe compense mais adquirir o óleo Repsol Élite TDI 15W40, um lubrificante orientado especialmente para veículos de injecção directa.

E se tem um automóvel a gasolina —ainda que também seja apropriado para os a gasóleo—, a melhor opção pode ser o óleo Total Classic 15W40. 

Outros termos para nos referirmos a Óleo 15W40

Óleo 15W40, óleo 15w-40, óleo 15w 40, lubrificante 15w40, lubrificante 15w-40, lubrificante 15w 40, 15w40, 15w-40, 15w 40