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Óleo com composição mineral multigraduado para motores antigos a gasolina e diesel. Este lubrificante contém cinzas sulfatadas, enxofre e fósforo, por isso não é compatível com um filtro de partículas. É apropriado montá-lo em veículos que possuem conversor catalítico. A frequência de troca deste óleo é de no máximo 10.000 km.
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Óleo com composição mineral multigraduado para motores antigos a gasolina e diesel. Este lubrificante contém cinzas sulfatadas, enxofre e fósforo, por isso não é compatível com um filtro de partículas. É apropriado montá-lo em veículos que possuem conversor catalítico. A frequência de troca deste óleo é de no máximo 10.000 km.
Óleo mineral multigraduado preparado para motores a gasolina e diesel. Não é apropriado montá-lo em veículos equipados com filtro de partículas. Sim, é adequado para motores com catalisador. Com este óleo não é recomendado fazer mais de 10.000 km.
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Óleo mineral multigraduado preparado para motores a gasolina e diesel. Não é apropriado montá-lo em veículos equipados com filtro de partículas. Sim, é adequado para motores com catalisador. Com este óleo não é recomendado fazer mais de 10.000 km.
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Nesta seção você encontrará agrupados os óleos lubrificantes do motor que possuem uma viscosidade comum de 15W40 .
Todos os óleos de motor são diferenciados pelo seu índice de viscosidade, que nada mais é do que a oposição ou resistência que oferecem quando precisam fluir.
Para medir esta resistência, a SAE (Society of Automotive Engineers) decidiu determinar os graus ou índices de viscosidade dos diferentes óleos lubrificantes com base na temperatura a que é submetido durante o funcionamento do motor, sem ter em conta outras variáveis como a qualidade do a quantidade de aditivos que possui ou o tipo de motor em que será utilizado.
Esta classificação SAE é essencial porque o óleo opera em temperaturas diferentes, dependendo se o motor acabou de ser ligado após um longo tempo parado ou se está funcionando há várias horas .
A importância baseia-se no fato de que a viscosidade do óleo muda de acordo com a temperatura em que o óleo se encontra. Tal como acontece com a gelatina ou purés, quando o óleo está frio está num estado mais sólido do que quando é aquecido (liquefaz).
Por esta razão, a viscosidade do óleo é medida quando o motor está frio e quando a temperatura de operação é atingida.
Os óleos multigraduados, portanto, têm dois valores de viscosidade.
Por um lado, temos a figura 15W, que explica como é sua capacidade de bombear óleo para o motor quando está frio.
Nesse caso, um motor 15W40 nos diz que o óleo não é particularmente ideal para partidas a frio, quando o motor está em um local muito frio. Sendo um óleo muito “gordo” quando frio, sua capacidade de lubrificação não é a melhor quando está muito frio .
Se o carro estiver estacionado em um local muito frio, suportando temperaturas de inverno abaixo de zero, um óleo com índice de 0W ou 5W daria melhores resultados do que aquele que 15W pode fornecer.
A parte final do índice de viscosidade, 40, está nos explicando que esse óleo, ao operar com o motor em temperatura de serviço, possui viscosidade média, o que garante melhor lubrificação, principalmente para motores com certa idade ou com grandes demandas .
O fabricante do motor sabe melhor qual é a viscosidade mais adequada para os motores que constrói.
Hoje, a tendência atual —no que diz respeito à engenharia de motores— é torná-los mais rápidos e eficientes, com menores tolerâncias de montagem entre as peças.
Essa peculiaridade faz com que sejam utilizados óleos menos viscosos, que melhoram a lubrificação. A ideia é que o óleo circule por todo o sistema com mais facilidade, formando uma película muito fina que protege o atrito das partes móveis.
Sem nunca sair do que consta no livro de manutenção fornecido pelo fabricante do motor, com motores novos é aconselhável usar óleos com graus de viscosidade baixa, passando para taxas mais altas quando os motores ultrapassam 100.000 ou 150.000 quilômetros.
Nesta secção pode comprar óleo 15W40 para o seu veículo ao melhor preço.
Se o seu carro for a diesel, pode ser mais vantajoso comprar o óleo Repsol Elite TDI 15W40, um lubrificante especialmente desenvolvido para veículos de injeção direta.
E se você tem um carro a gasolina —embora também seja adequado para diesel—, a melhor opção pode ser o óleo Total Classic 15W40.