Óleo 5W50

Ordenar por

Preços

Fabricante

Capacidade [litros]

Especificações

  • 41,67 €

    ENVIO GRÁTIS

    Óleo fabricado com bases PAO, com a melhor protecção, para atrasar o início da deterioração do motor. Desenvolvido especificamente para evitar o desgaste do motor, reduzindo a acumulação de lodo e depósitos.

    Os antioxidantes e uma...

    • Capacidade [litros]: 5
    • Classe de viscosidade SAE: 5w50
    • Óleo: Aceite sintético
    • Especificações: API SN, API SM, ACEA A3/B3, ACEA A3/B4, Porsche A40, MB 229.3, MB 229.1
Mostrando 1 - 1 de 1 item

Se o manual do fabricante do seu carro indica que deve utilizar um óleo 5W50, nesta página da Endado encontrará tudo o relacionado com este tipo de óleo lubrificante.

Índice SAE 5W50

O óleo etiquetado como 5W50 é um tipo de óleo multigrau que tem um bom comportamento em frio, ainda que a sua viscosidade seja elevada.

Toda esta explicação é obtida após decifrar o significado da nomenclatura empregada pelo SAE na sua classificação, formada com base em duas variáveis.

Um binómio muito significativo, já que o óleo multigrau é capaz de se comportar com solvência, não só quando o motor alcança a temperatura de serviço (e o lubrificante se torna menos viscoso), mas também quando o óleo está frio e tem que ser bombeado para o motor para iniciar o primeiro arranque.

A chave desta extraordinária capacidade do óleo multigrau é que, apesar de se espessar por efeito do frio, ainda é capaz de se comportar de um modo em que possa cumprir a sua função a baixas temperaturas.

Vamos ver as duas partes do índice SAE de viscosidade do óleo.

Índice de arranque em frio

Acabámos de explicar que um óleo tende a espessar-se quando se encontra num ambiente muito frio.

Para saber como se irá comportar num carro que esteve estacionado na rua durante uma gélida noite de inverno, o SAE faz provas em temperaturas extremas, que podem chegar aos -30ºC. E se o óleo lubrifica o motor sem problemas, incluindo a essa temperatura, então é-lhe atribuída a categoria 0W.

Se a temperatura máxima a que pode faciliar o arranque é -25ºC, é-lhe dada a etiqueta com o 5W.

Funcionamento com o motor à temperatura de serviço

A segunda parte do binómio classificado pelo SAE faz referência à viscosidade do óleo quando está a lubrificar um motor a 100ºC.

Neste caso, quanto mais alto seja o número, mais viscoso ou espesso será o óleo.

Em concreto, o óleo 5W50 indica-nos que a viscosidade desse óleo é a máxima, com a qual se pode considerar o óleo mais espesso de entre os homolgados para lubrificar os motores de um automóvel

Um óleo orientado para motores de uma certa antiguidade

O óleo 5W50 foi desenvolvido com a intenção de lubrificar e proteger motores relativamente antigos.

Graças à sua elevada viscosidade à temperatura de serviço, o óleo recobre com uma espessa capa de óleo todos os componentes do motor, para de esse modo minimizar a fricção entre as peças.

Mas o melhor deste tipo de óleo multigrau é que o seu funcionamento em frio facilita o arranque a baixas temperaturas, bombeando rapidamente o óleo —apesar da sua elevada viscosidade— até todas as partes do motor que devem ser lubrificadas.

Portanto, o óleo 5W50 funciona muito bem em motores com uma certa antiguidade, que têm que funcionar em condições ambientais de inverno.

Mas está claro que este tipo de óleos estão pensados para lubrificar motores utilizados em lugares onde faz frio —como pode acontecer na Península Ibérica—, mas o frio não é extremo.

Comprar óleo 5W50 na Endado

Nesta secção da Endado pode encontrar óleos 5W50 ao melhor preço, já que trabalhamos constantemente para oferecer aos nossos clientes os preços mais competitivos.

E além disso os portes de envio são grátis!

Outros termos para nos referirmos a Óleo 5W50

Óleo 5W50, óleo 5w 50, óleo 5w-50, lubrificante 5w50, lubrificante 5w-50, lubrificante 5w 50, 5w50, 5w 50, 5w-50