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O freio a tambor é um tipo de freio cujo funcionamento se baseia na geração de atrito através de um par de sapatas que exercem pressão na superfície interna de um tambor giratório preso a um cubo de roda .

Para que servem os freios a tambor?

Embora os carros de hoje sejam geralmente equipados com freios a disco, ainda existem veículos que possuem freios a tambor no eixo traseiro.

Como funcionam os freios a tambor

Seu funcionamento é muito simples: ao pisar no freio, a bomba que aciona o fluido de freio pelo circuito é acionada para que o sistema hidráulico seja preenchido com fluido.

O líquido pressiona os cilindros das rodas. Quando os lançadores abrem, eles conduzem os sapatos, fazendo com que os sapatos saiam, separando-se do lançador.

Uma vez que as sapatas se abrem para fora, elas entram em contato com o tambor de freio, que gira ao mesmo tempo que a roda. E devido a esse atrito no tambor, a velocidade do veículo é reduzida ou até mesmo parada .

Vantagens e desvantagens dos freios a tambor

O alto atrito gera calor, pois esta é a base da ação de frenagem de um veículo.

Mas como o sistema não tem muita ventilação, após uma longa e contínua frenagem, pode ocorrer o efeito fading , onde os freios perdem a eficácia e não conseguem parar o veículo .

Outro problema que pode surgir com alguma frequência devido aos freios a tambor é o travamento das rodas.

Um freio a tambor travado seria o culpado desse problema, causado pelo desprendimento de uma sapata que se desprende de seu suporte, impedindo que a roda gire livremente.

Para resolver o inconveniente acima, os sapatos devem ser substituídos ou os antigos, que se soltaram do suporte, devem ser rebitados.

No entanto, nem tudo é negativo, pois os freios a tambor são muito eficazes, são mais duráveis que os freios a disco e também são mais baratos. Essa é a razão pela qual os carros de baixo custo continuam a ser equipados com eles .

Além disso, os freios a tambor também são altamente recomendados para acionar o freio de mão ou de estacionamento, pois mantêm as rodas melhor freadas (especialmente se o veículo estiver parado em uma superfície inclinada).

Partes de um freio a tambor

Os freios a tambor são compostos pelos seguintes elementos:

  • Tambor : pertence à parte rotativa do freio, que recebe pressão das sapatas. Devido às suas altas necessidades de dissipação de calor, geralmente é feito de materiais fundidos.
  • Placa de freio : esta é uma placa de freio na qual as partes fixas do freio são montadas.
  • Cilindro : é acionado por pressão hidráulica para ativar o movimento das sapatas.
  • Sapatas : são chapas de aço em forma de meia-lua, na parte externa das quais estão as lonas de freio embutidas ou rebitadas em cada sapata. Eles são responsáveis por exercer pressão sobre o tambor quando o lançador os empurra.

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