Por viscosidade
Marcas mais vendidas
Encomendas
Minha garagem
Contacte-nos
Por viscosidade
Marcas mais vendidas
Selecione o automóvel para ver produtos compatíveis
Absolutely best price and perfect quality
O freio a tambor é um tipo de freio cujo funcionamento se baseia na geração de atrito através de um par de sapatas que exercem pressão na superfície interna de um tambor giratório preso a um cubo de roda .
Embora os carros de hoje sejam geralmente equipados com freios a disco, ainda existem veículos que possuem freios a tambor no eixo traseiro.
Seu funcionamento é muito simples: ao pisar no freio, a bomba que aciona o fluido de freio pelo circuito é acionada para que o sistema hidráulico seja preenchido com fluido.
O líquido pressiona os cilindros das rodas. Quando os lançadores abrem, eles conduzem os sapatos, fazendo com que os sapatos saiam, separando-se do lançador.
Uma vez que as sapatas se abrem para fora, elas entram em contato com o tambor de freio, que gira ao mesmo tempo que a roda. E devido a esse atrito no tambor, a velocidade do veículo é reduzida ou até mesmo parada .
O alto atrito gera calor, pois esta é a base da ação de frenagem de um veículo.
Mas como o sistema não tem muita ventilação, após uma longa e contínua frenagem, pode ocorrer o efeito fading , onde os freios perdem a eficácia e não conseguem parar o veículo .
Outro problema que pode surgir com alguma frequência devido aos freios a tambor é o travamento das rodas.
Um freio a tambor travado seria o culpado desse problema, causado pelo desprendimento de uma sapata que se desprende de seu suporte, impedindo que a roda gire livremente.
Para resolver o inconveniente acima, os sapatos devem ser substituídos ou os antigos, que se soltaram do suporte, devem ser rebitados.
No entanto, nem tudo é negativo, pois os freios a tambor são muito eficazes, são mais duráveis que os freios a disco e também são mais baratos. Essa é a razão pela qual os carros de baixo custo continuam a ser equipados com eles .
Além disso, os freios a tambor também são altamente recomendados para acionar o freio de mão ou de estacionamento, pois mantêm as rodas melhor freadas (especialmente se o veículo estiver parado em uma superfície inclinada).
Os freios a tambor são compostos pelos seguintes elementos:
Se você tiver que trocar os freios a tambor do seu carro —seja porque estão velhos ou porque estão com defeito—, nesta seção da Endado você encontrará as peças mais adequadas para o seu veículo .
Todas as peças para o seu automóvel
Envios gratis a partir de 39€ | Devoluções gratuitas
Apoio ao cliente personalizado