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A proliferação de veículos com motores a diesel provocou um aumento na contaminação do meio ambiente, já que este tipo de motores gera emissões contaminantes maiores e mais variadas.
Por essa razão, desde o ano de 2011 que a União Europeia obriga os fabricantes de carros a diesel a equiparem um sistema que reduza em parte as emissões contaminantes que estes motores produzem.
Essa é a razão pela qual todos os motores diesel devem incorporar nos seus sitemas de escape um filtro de partículas conhecido como DPF ou FAP.
Trata-se de um dispositivo que se situa no tubo de escape e cuja função passa pela absorção e captura das partículas e cinzas causadas durante a combustão do motor.
Ao tratar-se de um contentor poroso, o filtro de partículas do carro impede que uma grande parte da poluição seja libertada para a atmosfera.
Como o filtro de partículas funciona no seu interior como uma esponja que retém todas as cinzas, é normal que o DPF se sature de partículas. Porém, não é necessário substitui-lo quando o filtro se suja: os fabricantes desenvolveram sistemas de regenerações, os quais permitem uma vida útil muito maior, de 8 anos ou uns 120.000 quilómetros.
Os filtros são de dois tipos:
Sejam de um ou do outro tipo, é sempre importante que a sua manutenção seja realizada correctamente e se sigam as indicações do manual de instruções. Se isso não for feito é possível que o filtro se avarie, e então seria necessária a sua substituição por um novo.
Para a limpeza do filtro de partículas há que ter em conta que a fuligem é incinerada num processo de regeneração. E para a incineração das partículas o motor deve aquecer os gases de escape a uma temperatura superior aos 600ºC.
É normal que durante o processo de regeneração o motor altere o seu som e consuma também um pouco mais de combustível. O motivo é que, para aquecer os gases de escape, é injectado mais combustível do que o normal. Mas é um processo breve, levado a cabo de uma forma automática, sem intervenção do condutor, aproximadamente a cada 400 quilómetros.
Então, porque é que os filtros de partículas dos motores diesel costumam dar tantos problemas? Essencialmente, porque existem utilizações do carro que impedem ou interrompem a regeneração do filtro.
Em conduções pela cidade, ou em trajectos curtos em que não se circula por um número de rotações superior ás 2.500 por minuto, não é dado tempo ao FAP para alcançar a temperatura de serviço e para que comece a regeneração. E se o filtro fica saturado e não é executada a regeneração, acaba por avariar.
Mas a solução não é desactivar o FAP, já que desse modo o veículo voltará a contaminar mais (com essas fumaradas negras bastante desagradáveis).
O que há a fazer é sair de tempos a tempos pela estrada e conduzir a um regime de rotações constantes acima das 2.500 durante uns 20 ou 30 minutos. Desse modo, estará a permitir ao motor que leve a cabo a regeneração do DPF.
Se o seu carro não fez a regeneração correctamente e não tem outro remédio senão substituir o filtro de partículas, na Endado oferecemos uma ampla gama de peças e a um preço muito competitivo.
Porque não se põe já a procurar na nossa página qual é o filtro mais indicado para o seu carro?