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Como mudar os amortecedores do carro

Nota pouca estabilidade quando faz uma curva? O seu carro salta em excesso depois de um solavanco ou de uma lomba na estrada? Os pneus de um lado estão muito mais gastos do que no outro? Então, tem mudar os amortecedores do carro.

Neste artigo poderá aprender como mudar os amortecedores do carro em 7 passos e sem ter que passar pela oficina. Além disso, explicaremos porque os deve mudar, quando o deve fazer e o preço desta reparação. Vá buscar as suas ferramentas, prepare-se e vamos começar.

Porque mudar os amortecedores do carro

Os amortecedores em mau estado são um perigo grave para a condução segura. Diminuem o conforto do automóvel, dificultam o controlo do veículo na estrada e aumentam a distância de travagem mais de 3 metros a uns 100 quilómetros / hora.

Se não mudar os amortecedores a tempo poderá ter problemas na altura de fazer curvas bruscas, evitar algum obstáculo ou fazer uma travagem de emergência. De facto, os amortecedores são considerados como um dos três principais pilares da segurança ao volante, juntamente com os travões e os pneus. E não quererá destruir esse triângulo de segurança, não é verdade?

Ferramentas necessárias

  • Macaco hidráulico: para elevar o carro e poder manipular as rodas.
  • Suportes do macaco hidráulico: para manter o carro elevado e conseguir uma maior segurança.
  • Caixa de ferramentas: farão falta a chave de fendas, catracas, chaves Allen e uma chave inglesa.
  • Compressor de molas: para retirar as molas caso o queira fazer.

Como mudar os amortecedores da suspensão dianteira em 7 passos

1. Eleve o veículo e desmonte a roda

Use o macaco hidráulico e os suportes para elevar o carro e assim poder manipular as rodas. Depois, com uma chave em cruz retire os parafusos e extraia a roda do amortecedor que queira desmontar.

 

2. Retire o suporte das linhas do travão e a barra estabilizadora se for necessário

Em alguns modelos pode ser necessário retirar estes dois elementos antes de poder retirar o amortecedor. O suporte de linhas é um pequeno anzol que prende as linhas do travão e que pode retirar desapertando-o. Para retirar a barra estabilizadora retire o gancho que a prende ao carro com uma chave inglesa.

 

3. Retire os parafusos da direcção para soltar o amortecedor

Procure na zona da roda os dois ou três parafusos largos que mantêm unidos o amortecedor e a direcção e retire-os. Para o fazer talvez necessite de martelar um pouco a direcção e lubrificá-los, mas isso nem sempre é necessário.

 

4. Retire os parafusos das torres do amortecedor

Veja por baixo do capot e procure as torres do amortecedor. Costumam estar pegados aos lados do capot e têm uma forma mais ou menos cilíndrica. Quando as localizar, deve remover os três parafusos e o amortecedor ficará livre para ser manipulado.

 

5. Extraia o amortecedor

Quando for extrair o amortecedor pode escolher entre comprimir as molas ou comprar uma nova base de montagem para o amortecedor. Tendo em conta que o compressor custa em média 650 €, parece uma opção mais económica comprar a base de montagem. Se não quiser comprimir as molas, só terá de retirar o amortecedor e as molas. No caso de as comprimir, tenha cuidado ao fazê-lo e retire o parafuso superior para retirar o amortecedor após o fazer.

 

6. Coloque o novo amortecedor

No caso de ter comprado uma base de montagem volte a colocar a base do amortecedor na direcção, assegurando que os parafusos estão bem colocados. Depois, coloque a base de montagem na torre do amortecedor e aperte os parafusos com uma chave inglesa.

 

7. Coloque de novo a roda

Volte a aparafusar a roda com a chave cruz, garantindo que não falta nenhum parafuso nela e terá terminado.

Para o ver de uma forma mais gráfica, deixamos aqui este fenomenal vídeo do utilizador do Youtube Rubinho Best car.

Quanto custa aproximadamente a substituição

O preço de um kit de 2 amortecedores está entre os 60€ e os 300 €, dependendo como sempre da marca e modelo do carro. Compram-se sempre dois porque é recomendável mudá-los a ambos em vez de um a um.

Na nossa loja pode ver os preços, com descontos até 60%, de amortecedores dianteiros e amortecedores traseiros.

Quando substituir

Os amortecedores dianteiros e traseiros devem ser substituídos aproximadamente a cada 60.000 quilómetros,  ainda que dependendo do fabricante este valor possa variar até aos 150.000 quilómetros. Tendo em conta que a partir dos 30.000 quilómetros começam a perder eficácia e que muitos deles aos 100.000 quilómetros já não amortecem absolutamente nada, os 60.000 quilómetros é um bom momento para realizar esta troca.

Tenha em atenção que se mudar um amortecedor também deve mudar o outro do mesmo eixo. Se não o fizer, a estabilidade do veículo diminuirá e a segurança ao volante será muito menor, por isso não arrisque e mude os dois amortecedores ao mesmo tempo.

Outros motivos que podem indicar que deve mudar os amortecedores do carro são os seguintes:

  • Aquaplanning
  • Balanço e deslocamento lateral
  • Vibração no volante
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