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Como mudar o óleo e os filtros do carro

Há poucas operações mais rotineiras e necessárias num carro do que mudar o óleo e os filtros. De facto, certamente que já levou o carro à oficina por dezenas de vezes para fazer ambas as coisas, quando efectivamente as podia ter feito em casa ou por si mesmo. Porquê? Porque é muito fácil mudar o óleo e não é nada difícil mudar o filtro do óleo ou o do ar.

Neste artigo iremos ensinar como fazer todas essas substituições passo a passo, para que os possas mudar em casa, poupando muito dinheiro. Verá que não precisam de conhecimentos de mecânica e que poderá fazer a mudança de forma fácil e rápida.

Ferramentas necessárias

Necessitaremos de diferentes ferramentas mediante o tipo de mudança que queiramos fazer:

Ferramentas para mudar o filtro de óleo

  • Macaco hidráulico ou elevador: há que elevar o carro para aceder ao cárter do óleo, que está localizado por baixo do motor.
  • Recipiente para o óleo: para recolher o óleo usado.
  • Funil: para reencher o óleo.
  • Kit de chaves: para poder manipular o tampão de esvaziamento do óleo, os filtros ou qualquer elemento que tenha que ser retirado para aceder a eles.
  • Elementos para retirar os filtros: imprescindíveis para filtros que são de rosca.
  • Luvas: para proteger as mãos do óleo e de toda a sujidade.

Ferramentas para mudar o filtro do ar

  • Kit de chaves: para desaparafusar qualquer parafuso do filtro.
  • Aspirador ou assoprador: para limpar a zona do filtro do ar.
  • Luvas: para proteger as mãos.

Mudança do óleo e filtros em 11 passos

1. Arranque o carro durante 5 ou 10 minutos

A mudança do filtro e o esvaziamento do óleo tem que se fazer com o óleo quente. Arranque o carro uns 5-10 minutos para o conseguir.

 

2. Encontre o tampão de drenagem do óleo

Em quase todos os carros o tampão está por baixo, mesmo debaixo do próprio motor, e por vezes há que retirar uma protecção de baixo do motor com uma chave para poder chegar a ele. Em carros como os Smart, que não têm tampão, tem de se fazer a mudança por aspiração. Antes de fazer alguma substituição neste tipo de carros, informe-se sobre qual é a chave de que necessita para mudar o tampão. Por exemplo, a Renault necessita de uma chave em quadrado.

 

3. Coloque um recipiente por baixo do tampão de esvaziamento

Certamente que não quer manchar o solo, contaminá-lo ou encher tudo de óleo. Use um recipiente para recolher todo o óleo e coloque em seu redor um saco de plástico para facilitar a sua limpeza posterior.

 

4. Retire o tampão de esvaziamento

Deve retirar o tampão com a sua mão para não fazer demasiada pressão. Recorde-se que o óleo pode estar quente, pelo que tem de ter cuidado e retirar a mão imediatamente após ter retirado o tampão.

 

5. Deixe que saia todo o óleo do motor

Tem de retirar o óleo do motor até à última gota. Ainda assim, pode prosseguir o processo de substituição enquanto o óleo vai caindo para poupar tempo.

 

6. Procure e retire o filtro do óleo

Enquanto o óleo cai pode ir retirando o filtro. Procure um recipiente negro (no caso de ser de papel) ou um cilindro de metal que está enroscado no motor (filtro blindado), que é a forma habitual do filtro de óleo. Depois, use uma chave fixa (se é um tampão) ou um elemento para retirar filtros, e solte-o até que o possa retirar com as suas próprias mãos.

 

7. Unte a borracha do novo filtro

Antes de colocar o novo filtro tem que o lubrificar com óleo nas suas juntas. Isto fará com que a próxima vez que o retirar não fique pegado.

 

8. Insira o novo filtro

Não use nenhuma chave. Introduza e enrosque o novo filtro com as mãos. Se usar uma ferramenta e exercer demasiada pressão, deixará o filtro demasiado preso e isso fará com que a temperatura do óleo suba quando utilizar o carro.

 

9. Coloque novamente o tampão de esvaziamento

Quando todo o óleo tiver saído do depósito, volte a colocar o tampão. Também pode mudar a arruela já que o seu preço é baixíssimo e isso irá poupar algum tempo quando tiver de o fazer no futuro. Quando apertar o parafuso do cárter não o faça com muita força, já que a rosca o poderá estragar.

 

10. Retire o tampão de enchimento do óleo

Procure dentro do capot do carro o tampão do óleo e retire-o para que possa encher o depósito no último passo. Normalmente costuma ter uma cor chamativa e é fácil de ver.

 

11. Coloque óleo limpo e de qualidade

Coloque o novo óleo no depósito do óleo. Para não colocar a mais ou a menos, vá medindo com a vareta do óleo até que consiga que esteja num intervalo razoável. Se estiver mais próximo da marca superior do que da inferior, ainda é melhor.

 

Se quiser saber mais sobre a mudança do filtro de óleo, deverá ler o nosso guia sobre como mudar o filtro do óleo.

Como mudar o filtro do ar em 6 passos

1. Procure o filtro do ar

Siga o tubo de entrada desde o início até uma peça que contém o filtro. A peça costuma ser quadrada, ainda que possa ser cilíndrica. Por vezes é menos visível e é necessário levantar o veículo.

 

2. Abre essa peça e retire o filtro

Abra essa peça de rosca, retirando os parafusos com uma chave de fendas se este os tiver, já que também se pode retirar essa rosca com uns clips. Logo que esteja aberta, extraia o filtro com cuidado e não se esqueça da posição em que estava.

 

3. Limpe e aspire toda a peça

Elimine toda a sujidade da peça interior com o aspirador. Pode retirar a outra peça inferior e limpá-la com um trapo húmido se o achar necessário, ainda que não faça falta excepto se existir muita sujidade.

 

4. Decida se é necessário mudar o filtro

Verifique o filtro e analise se é necessário mudá-lo ou se limpá-lo será suficiente. Se comprou um filtro novo, ao comparar o estado de ambos verá se está danificado ou demasiado sujo. No caso de estar em bom estado, só tem de o limpar e colocar de novo. Se estiver demasiado danificado ou sujo, coloque o novo.

 

5. Mude o filtro do ar

Coloque o novo filtro do ar tal como estava colocado o anterior. Sobretudo tenha cuidado para não o colocar ao contrário, já que provocaria bastantes problemas no motor e o filtro não faria a sua função.

 

6. Feche e fixe a peça principal

Feche a peça principal e assegure-se que está fixa e que não se move. Se estiver muito solta poderia provocar uma falha no funcionamento do filtro do ar.

Aqui tem um vídeo muito bem explicado de como realizar o processo de substituição do óleo e dos filtros.

Para mais informação sobre a substituição do filtro de ar, recomendamos que veja o nosso artigo como mudar o filtro do ar.

Quanto custa aproximadamente cada substituição

A mudança do óleo é uma operação barata, cujo preço oscila entre os 30 e os 50 €, já que terá de comprar um filtro novo (5-15 €) e uma garrafa de óleo (5-10 € por litro).

A mudança do filtro de ar também é barata, ainda que varie dependendo do modelo ou marca do carro. Habitualmente um filtro de ar custa entre 5 e 30 €.

No total, mudar o óleo e os filtros custa entre 35 e 80 €, já que se tivermos as ferramentas necessárias só teremos que comprar os filtros e o óleo do motor.

Para que saia mais barato, compre os seus filtros de ar, filtros de óleo e o seu óleo na Endado, e com o que vai poupar pode até ir jantar fora 😉

Quando fazer a substituição

Para saber o momento exacto em que deve mudar o filtro do óleo e do ar tem que verificar o manual do seu carro. Ainda assim, existe um tempo recomendado no caso do seu manual não o indicar:

  • Quando mudar o filtro do óleo? A cada 15.000-30.000 km se o carro for de 2000 em diante e a cada 7.000-15.000 km se for mais antigo.
  • Quando mudar o filtro do ar? A cada 10.000-15.000 km. Ainda assim, depende do lugar em que viva, já que se for mais seco terá de fazer a substituição antes (5.000-7.500 km) e se for húmido poderá aguentar mais (até 20.000 km).

 

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