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Como mudar o filtro do óleo

Uma das operações de manutenção mais importantes paa um carro é mudar o filtro do óleo. A mudança deste filtro é, no entanto, mais importante do que mudar o filtro do ar ou o do combustível, já que a função que realiza o óleo no motor é vital para o funcionamento do carro.

Neste artigo aprenderá  mudar o filtro do óleo em 11 passos, e saberá também quando o fazer, além do preço que custará esta tarefa de manutenção.

O que é e para que serve o filtro do óleo

A função exacta do óleo é a de reduzir a fricção entre todas as partes móveis do carro, sendo vital que esteja em bom estado para conseguir alargar a vida de todos os componentes.

O filtro é o encarregado de proteger todos esses componentes das diferentes impurezas do lubrificante, como resíduos de combustão ou fragmentos de metal produzidos pelo toque entre os componentes. Se não fizer bem a sua função, o óleo não estará em bom estado e acabará por se perceber alguma avaria em alguma parte do motor, ou notar um aumento no consumo do lubrificante.

Como temos a certeza de que não quer gastar mais dinheiro em lubrificante, nem ter que estar sempre a reparar o carro, vamos ensinar como trocar o filtro do óleo por si mesmo. É fácil, rápido e barato de fazer, e permitirá poupar uma grande quantidade de dinheiro em reparações e em gasolina.

Ferramentas necessárias

  • Elevador ou macaco hidráulico: a rolha de esvaziamento do óleo está na parte inferior do carro e terá que o elevar para o poder abrir.
  • Recipiente: para colocar debaixo do depósito de óleo e poder recolher todo o óleo usado.
  • Óleo para o motor: quando se muda o filtro do óleo deve-se sempre mudar o óleo usado no carro por um novo, já que a mistura do óleo novo com o usado não é benéfica para o carro.
  • Funil: usado para encher o óleo.
  • Chave combinada: para manipular a rolha de esvaziamento e ajudar a remover o antigo filtro.
  • Luvas: o óleo mancha bastante e deverá proteger as suas mãos.

Como mudar o óleo em 11 passos

1. Arranque o carro durante 5 ou 10 minutos

A mudança do filtro e o esvaziamento do óleo tem que se fazer com o óleo quente. Arranque o carro uns 5-10 minutos para o conseguir.

 

2. Encontre o tampão de drenagem do óleo

Em quase todos os carros o tampão está por baixo, mesmo debaixo do próprio motor, e por vezes há que retirar uma protecção de baixo do motor com uma chave para poder chegar a ele. Em carros como os Smart, que não têm tampão, tem de se fazer a mudança por aspiração. Antes de fazer alguma substituição neste tipo de carros, informe-se sobre qual é a chave de que necessita para mudar o tampão. Por exemplo, a Renault necessita de uma chave em quadrado.

 

3. Coloque um recipiente por baixo do tampão de esvaziamento

Certamente que não quer manchar o solo, contaminá-lo ou encher tudo de óleo. Use um recipiente para recolher todo o óleo e coloque em seu redor um saco de plástico para facilitar a sua limpeza posterior.

 

4. Retire o tampão de esvaziamento

Deve retirar o tampão com a sua mão para não fazer demasiada pressão. Recorde-se que o óleo pode estar quente, pelo que tem de ter cuidado e retirar a mão imediatamente após ter retirado o tampão.

 

5. Deixe que saia todo o óleo do motor

Tem de retirar o óleo do motor até à última gota. Ainda assim, pode prosseguir o processo de substituição enquanto o óleo vai caindo para poupar tempo.

 

6. Procure e retire o filtro do óleo

Enquanto o óleo cai pode ir retirando o filtro. Procure um recipiente negro (no caso de ser de papel) ou um cilindro de metal que está enroscado no motor (filtro blindado), que é a forma habitual do filtro de óleo. Depois, use uma chave fixa (se é um tampão) ou um elemento para retirar filtros, e solte-o até que o possa retirar com as suas próprias mãos.

 

7. Unte a borracha do novo filtro

Antes de colocar o novo filtro tem que o lubrificar com óleo nas suas juntas. Isto fará com que a próxima vez que o retirar não fique pegado.

 

8. Insira o novo filtro

Não use nenhuma chave. Introduza e enrosque o novo filtro com as mãos. Se usar uma ferramenta e exercer demasiada pressão, deixará o filtro demasiado preso e isso fará com que a temperatura do óleo suba quando utilizar o carro.

 

9. Coloque novamente o tampão de esvaziamento

Quando todo o óleo tiver saído do depósito, volte a colocar o tampão. Também pode mudar a arruela já que o seu preço é baixíssimo e isso irá poupar algum tempo quando tiver de o fazer no futuro. Quando apertar o parafuso do cárter não o faça com muita força, já que a rosca o poderá estragar.

 

10. Retire o tampão de enchimento do óleo

Procure dentro do capot do carro o tampão do óleo e retire-o para que possa encher o depósito no último passo. Normalmente costuma ter uma cor chamativa e é fácil de ver.

 

11. Coloque óleo limpo e de qualidade

Coloque o novo óleo no depósito do óleo. Para não colocar a mais ou a menos, vá medindo com a vareta do óleo até que consiga que esteja num intervalo razoável. Se estiver mais próximo da marca superior do que da inferior, ainda é melhor.

Quanto custa aproximadamente a substituição

O preço de mudar o filtro do óleo depende do tipo de filtro e do seu modelo de carro. Não se deve preocupar demasiado porque é uma operação muito simples e económica, já que os preços tendem a rondar entre 5 e 15 euros para a maioria dos modelos mais habituais.

Também necessita de óleo para tornar a encher o depósito posteriormente, pelo que há que adicionar ao custo uns 4 litros de óleo. O preço varia bastante dependendo da marca, mas cada litro costuma custar uns 5-10 € e precisará aproximadamente de quatro. Portanto, o preço final da mudança do filtro de óleo poderá ser de uns 30-50 €.

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Quando substituir o filtro do óleo

A recomendação geral é a de substituir o filtro do óleo e o próprio óleo pelo menos uma vez por ano. Ainda assim, isto depende da maior ou menor utilização que dê ao carro e do próprio modelo que tenha. Poderá encontrar mais indicações de quando mudar o filtro do óleo no manual do seu veículo.

Se esta informação não aparecer no manual, estima-se que deve fazer a mudança do filtro a cada 15.000-30.000 quilómetros se o seu carro for medianamente moderno (de 2000 em diante) ou a cada 7.000-15.000 quilómetros se for mais antigo.

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