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Como mudar a junta da cabeça do cilindro

A junta da cabeça do cilintro é uma das peças do carro que dá maior medo. Porquê? Porque a sua reparação é custosa e complicada, pode necessitar de horas e horas de oficina e por vezes até pode fazer com que tenha de dar o seu carro por morto.

Para que não tenha que se preocupar com este gasto e possa fazê-lo por si mesmo, vamos ensinar-lhe como mudar a junta da cabeça do cilindro em vários passos, quando o deverá fazer e o material de que necessita para tal. Irá poupar todo o dinheiro da mão de obra da oficina e poderá reparar o seu carro em casa.

Sintomas que indicam que tem de mudar a junta da cabeça do cilindro

Antes de falar sobre como mudar a junta, deve saber se tem de se preocupar em mudá-la ou não. Existem vários sintomas que podem indicar que a sua junta está defeituosa, e são os seguintes:

  • Óleo no sistema de refrigeração: só poderá saber se isto aconteceu fazendo uma revisão do líquido refrigerador do carro, já que não notará nada de estranho durante a condução. Se vir que o refrigerador está convertido numa espécie de mistela, significa que se está a misturar e que a junta está danificada.
  • Pressão no sistema de refrigeração: sobreaquecimento e baixo nível de refrigeração são os sintomas claros de que existe um excesso de pressão no sistema de refrigeração. A junta da cabeça do cilindro estará provavelmente queimada e isso provoca esta filtragem que, a longo prazo, pode destruir todo o motor. Normalmente, quando isto acontece pode ver-se uma núvem branca no tubo de escapa, muito espessa e com um estranho odor doce. Verifique as velas para saber qual é o cilindro que tem um problema, que poderá identificar porque certamente estará mais limpo que os outros.
  • Refrigerador dentro do sistema de óleo: um sintoma que também é difícil de ver e que pode causar danos gravíssimos no motor. Para o descobrir terá que fazer uma mudança de óleo e ver se o óleo se transformou numa espécie de mistela castanha.
  • Fuga de refrigerador: há pequenos charcos de líquido refrigerador debaixo do seu carro? Se sim, tem uma fuga de líquido refrigerador e é quase certo que a culpada é uma cabeça do cilindro danificada. O problema é que esta fuga também se pode dever a outros motivos, pelo que o carro teria de ser examinado profundamente para se saber se a culpada é a junta da cabeça do cilindro.

Se o seu carro tem algum destes sintomas, pode começar a preocupar-se e deveria continuar a ler para aprender como mudar a junta da cabeça do cilindro.

Ferramentas necessárias

  • Caixa de ferramentas: vai necessitar de todo o tipo de chaves para retirar as peças que estão por cima da cabeça do cilindro e para retirar a mesma.
  • Torquímetro: para colocar a nova cabeça do cilindro e respeitar o torque de aperto (quanto apertar cada parafuso).
  • Luvas: protecção para as mãos contra todo o tipo de elementos.

Como mudar a junta da cabeça do cilindro em 8 passos

1. Desligue a bateria

Procure a bateria do seu carro por baixo do capot e localize o pólo positivo (vermelho) e negativo (preto). Utilize uma chave para soltar primeiro o terminal negativo e posteriormente o positivo. Nunca o faça da maneira contrária, já que poderia estragar o sistema eléctrico e provocar danos graves no carro.

 

2. Drene o óleo e o anticongelante do carro

Pode aprender a drenar no artigo como mudar o óleo e os filtros do carro. Siga os passos até ao ponto 6 para o fazer. Para drenar o anticongelante, dependendo do modelo terá de procurar o parafuso ou a torneira de drenagem na parte baixa do radiador ou uma espécie de rolha no bloco do motor. Só tem de abrir estes elementos e deixar que o anticongelante saia todo.

 

3. Aceda à junta da cabeça do cilindro

Para chegar à junta da cabeça do cilindro terá de soltar a tampa da correia de distribuição e retirar o tubo do anticongelante, bem como os diferentes cabos que estão por cima dela (ligações eléctricas, velas, acelerador, …). Depois de os ter retirado, chegará à tampa do balancim e à própria cabeça do cilindro.

 

4. Retire a junta antiga

Quando aceder à cabeça do cilindro só terá de retirar os parafusos da mesma com uma chave e poderá retirá-la com as suas mãos. Verá que a junta sai sem problemas.

 

5. Limpe a superfície da cabeça do cilindro

Utilize uma lixa de grão e um desengordurante para retirar a fuligem e a sujidade da cabeça do cilindro. Tem que ficar completamente limpa.

 

6. Coloque a nova cabeça do cilindro

Esta é a parte mais delicada, já que colocá-la mal fará com que tenha de a substituir outra vez daqui a muito pouco tempo. A junta deve fixar-se tal e qual como indicado no manual de instruções da própria junta que compre. Poupe até 50% comprando a junta da cabeça do cilindro na nossa loja.

Sobretudo deve ter o cuidado na altura de colocar os parafusos, já que tem de respeitar o número de apertos. Recorde-se do número de voltas que deu em cada parafuso ou use a chave de torque para o conseguir.

 

7. Volte a colocar todas as peças 

Após colocar a nova junta da cabeça do cilindro terá de colocar todas as peças que foram retiradas para se aceder a ela. Não se esqueça de nenhuma e coloque cada uma no mesmo lugar em que estava antes.

 

8. Torne a encher o depósito de óleo e o de anticongelante

Para terminar só terá de voltar a encher de óleo e anticongelante o seu carro. Depois de o ter feito terá terminado a mudança da junta da cabeça do cilindro.

Pode-se reparar a junta com um selador?

Se não quiser mudar a cabeça do cilindro, se não se atreve a fazê-lo ou porque não quer gastar dinheiro na reparação, pode tentar com um selador. Resolverá todos os seus problemas? Pode ser que sim ou que não, ou até ser que alargue um pouco a vida do seu carro.

O uso de um selador é muito fácil e geralmente até pode vir indicado no manual de instruções. Só terá que drenar o anticongelante, encher o depósito de água e de selador e circular durante o número de quilómetros indicado nas respectivas instruções. Depois, só terá de drenar de novo toda essa água com o selador e tornar a colocar o anticongelante.

Quanto custa aproximadamente a substituição

O preço de reparação completa ronda os 800 €, dependendo da gravidade da avaria e do modelo de carro que tenha.

O preço alto desta substituição leva a que, em muitas ocasiões, os donos de alguns carros prefiram até comprar outro em vez de a reparar. No entanto, se tem conhecimentos de mecânica e seguir os passos que comentámos acima, a não ser que tenha um carro muito antigo valerá a pena a substituição.

Quando substituir

A mudança da junta da cabeça do cilindro é bastante diferente das outras reparações. De facto, o normal é que não seja substituída excepto se tiver algum tipo de avaria, porque não é necessário fazê-lo.

Só terá de se preocupar em mudá-la se notar alguns dos sintomas que descrevemos na primeira secção. Cas contrário, não se preocupe com a junta da cabeça do cilindro.

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