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Mudança da correia de distribuição

A mudança da correia de distribuição é uma operação complexa e que é muito mais habitual do que muitos pensam. O importante desta substituição é que, feita no momento adequado, pode poupar imenso dinheiro e problemas futuros.

Se a correia de quebrou e não a substituiu preventivamente, a sincronização do motor irá desaparecer e o funcionamento dos pistões e válvulas será irregular. Neste caso, que é o pior, haveria também que substituir as válvulas para conseguir que o carro tornasse a funcionar.

Aqui iremos explicar como mudar a correia de distribuição em 11 passos e em casa, mas avisamos que não é uma operação que qualquer um, sem conhecimentos de mecânica, possa fazer. Pegue nas ferramentas, prepare o carro e vamos substituir essa correia.

Porque é necessário mudar a correia de distribuição

A correia de distribuição encarrega-se de sincronizar o funcionamento de todo o motor. Uma falha nesta e será quase automaticamente impossível poder circular com o carro.

Esta correia deve ser substituída de forma preventiva para evitar que se estrague. Quando isso acontece, pode danificar outras partes do motor e até destroçar completamente o motor, deixando-o irreparável.

É uma das reparações mais caras, mas também é muito mais cara se a correia se romper do que se o fizer antes do carro lhe dar essa má notícia. É melhor mudar a correia antes de que se rompa que ter de mudar todo o motor.

Ferramentas necessárias

  • Macaco hidráulico: para levantar o carro e retirar uma das rodas.
  • Cavalete: para manter o carro elevado enquanto se faz a substituição da correia de distribuição.
  • Caixa de ferramentas: chave em cruz, chaves fixas, catraca, chave de fendas e chaves Allen.
  • Luvas: para proteger as mãos dos líquidos do motor.

Substituição da correia de distribuição em 11 passos

1. Eleve o carro e retire uma roda

Dependendo da posição que tenha o seu motor, o acesso à corrente estará de um lado ou do outro. Analise a ficha técnica do seu veículo, aponte onde está e prossiga.

Suba o carro com o macaco hidráulico, utilize o cavalete para o manter nessa posição e retire a roda em questão com a chave em cruz.

 

2. Se necessário, retire a correia de acessórios e as protecções da distribuição

Cada modelo de carro tem um acesso distinto à correia, pelo que pode ser que seja necessário retirar a correia de acessórios e as protecções da distribuição. Para ter a certeza só necessitará de ver a ficha técnica do seu veículo, onde isso virá indicado.

 

3. Bloqueie as polias

Bloqueie as polias apoiando o motor como especificado na ficha técnica. Pode necessitar de alguma alavanca especial dependendo do modelo, mas uma chave de fendas fina deverá ser suficiente.

 

4. Sincronize o motor

Gire o motor com o parafuso do virabrequim até que esteja completamente alinhado. Depois, deverá marcar a posição de cada uma das polias para recordar a sua posição em relação à correia e ao motor com um marcador branco.

 

5. Solte o rolo tensor e retire a correia de distribuição

Os rolos tensores podem ser de tensão automática, de elástico, com elevador hidráulico ou manual. Dependendo do tipo de tensão, deverá soltá-los de uma ou de outra maneira.

Após os soltar, poderá retirar a correia de distribuição do motor.

 

6. Desmonte os rolos tensores e a bomba de água

Depois de retirar a correia, retire os rolos tensores e de enrolamento e a bomba de água. É recomendável que aproveite a substituição da correia para substituir também a bomba de água, já que é uma mudança muito barata e evitará ter que voltar a desmontar tudo.

 

7. Coloque a nova correia de distribuição

Se já retirou a bomba de água, coloque a nova antes de colocar a correia de distribuição. Depois, torne a montar os rolos e instale a correia fixando-a nas marcas que colocou anteriormente para a realinhar.

Quando estiver bem alinhada, ajuste a tensão do rolo de tensão e dê várias voltas ao motor de novo com o parafuso do virabrequim.

 

8. Coloque a correia de acessórios e a protecção se as retirou

Se retirou ambos os elementos, volte a montá-los após colocar a nova correia de distribuição no motor.

 

9. Purgue o líquido de refrigeração

Aproveitou a mudança da correia para mudar a bomba de água? Então terá de retirar o líquido de refrigeração. Pode aprender a fazê-lo aqui.

 

10. Arranque o carro e teste o funcionamento da correia

Acelere de maneira brusca várias vezes para testar se a correia tem uma tensão correcta. Se a correia estiver pouco tensa, vibrará e fará um zumbido ao desacelerar , enquanto que se estiver muito tensa sibilará em marcha lenta ou quando acelerar.

 

11. Coloque a roda

Se a correia tiver uma tensão adequada, só faltará tornar a colocar a roda com uma chave em cruz e terá terminado o processo de troca da correia de distribuição.

E se por acaso ainda não estiver claro, aqui tem um vídeo muito detalhado de como mudar uma correia de distribuição de um Peugeot 308 1.6HDI, cortesia do canal EbLase:

Quanto custa aproximadamente esta substituição

O custo de mudar a correia de distribuição oscila entre os 300€ e os 1.000 €. Tudo dependerá do modelo do carro e do dano que tenha sido provocado pela correia devido ao seu mau funcionamento.

Se a correia se estragar o custo será muito maior. Não se pode estimar um preço exacto, já que se podem danificar mais ou menos peças do motor, mas o mais certo é que reparar o carro custe mais de 1.500 €.

Quando substituir

O momento em que se deve mudar a correia de distribuição depende da quilometragem máxima marcada pelo fabricante. De um modo geral deve ser mudada entre os 60.000 e os 160.000 quilómetros, mas depende de tantas coisas (e esse valor é tão amplo) que criámos um artigo para que se possa orientar melhor.

Para saber mais sobre este ponto, leia o nosso guia para saber quando mudar a correia de distribuição.

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