Porque deita o meu carro fumo branco ao arrancar?
O seu carro anda a deitar fumo branco ao arrancar? Está preocupado porque não sabe qual é a razão para que o fumo seja dessa cor? Então chegou ao local adequado.
Neste artigo expliamos o que significa que o seu carro deite fumo banco pelo tubo de escape, e se se deve preocupar com isso ou não.
Quando não se deve preocupar com o fumo branco
Em primeiro lugar, deve saber que esse fumo branco é normal e não tem nenhuma consequência negativa. Se o fumo branco sai do tubo de escape em pequenas quantidades e tem a forma de fios finos não tem que se preocupar, sempre que este fumo desapareça após vários minutos de circulação com o carro.
Esta situação é semelhante tanto para os motores a diesel como para os motores a gasolina. No primeiro caso ocorre porque quando o diesel está a frio pode ter dificuldades. Por outro lado, os carros a gasolina deitam fumo branco ao arrancar no Inverno porque se evaporam os restos de água que estão no tubo de escape.
Se este não for o seu caso, continue a ler porque o mais provável é que o seu carro tenha algum tipo de problema mecânico.
Quando se deve preocupar com o fumo branco
O fumo branco em motores a diesel e gasolina pode ser normal, tal como comentámos antes, mas se não for em pequenas quantidades e desaparecer rapidamente pode ter a certea que tem uma avaria. Para conhecer o motivo exacto que leva a esse fumo branco analise qual das seguintes situações se parece mais com a sua:
Fumo branco e espesso ao arrancar um motor a diesel
Se quando arranca o seu carro a diesel lhe custa a arrancar, faz muito fumo branco e este tarda em desaparecer, tem um problema com a injecção diesel ou algum preaquecedor.
Este problema deve-se a que a sua bomba de injecção injecte o combustível muito rápido e só queime uma parte, fazendo com que o resto se evapore através do tubo de escape. No caso do seu carro a diesel não ter uma bomba de injecção, o problema deve-se a que a câmara de combustão esteja muito fria e tenha algum problema com os preaquecedores.
Fumo branco ao arrancar e durante a condução
Se o fumo se mantém por mais tempo após o arranque do carro o mais provável é que este tenha um problema de refrigeração que afecta a junta da cabeça do cilindro. O anticongelante está a entrar no cilindro, está a misturar-se com o combustível e isso provoca o fumo branco que pode ver no tubo de escape.
Terá que mudar a junta da cabeça do cilindro, que não é uma reparação propriamente barata, mas que poderá aprender a fazer por si mesmo lendo este guia.
Se o fumo tiver uma cor azulada, também pode ser que o óleo esteja a passar para a câmara de combustão.
Fumo branco muito grosso durante a condução
Este é o problema mais grave de todos, já que se deve a que se esteja a queimar o líquido refrigerador do motor. Esta falha implica uma avaria importante na junta da cabeça do cilindro ou mesmo uma racha no próprio bloco do motor, duas reparações que são muito caras (sobretudo esta última).
Se a sua situação se parece com uma destas tem que consertar o seu carro de imediato. Quanto mais tempo demorar, pior será a avaria e mais caro será repará-la. De facto, o dano no motor poderá vir a ser tão grave que poderá inutilizá-lo por completo.
Apesar de que reparar a cabeça do cilindro possa ser caro, é muito mais caro ter de reparar uma racha no bloco do motor, ou ter de o substituir por completo. Quanto mais depressa atacar este problema, menos terá que gastar para fazer com que o seu carro deixe de deitar fumo branco ao arrancar.