Porquê comprar as suas peças e óleos do carro na Endado?

  • Enviamos em 24 horas.
  • Devoluções gratuitas
  • Peças e óleos do carro a preços até 70% mais baratos.
  • Aconselhamento personalizado.

Como reparar e tirar os riscos do carro

Os riscos são um dos problemas mais típicos quando se tenta estimar e manter um carro. Uma esquina, uma coluna ou alguém que decidiu riscar o carro pode arruinar o teu precioso carro novo. Até agora.

Aqui iremos ensiná-lo como reparar e tirar os riscos do coche, tenham a profundidade que tiverem e sem que seja relevante se foram provocados numa pintura metalizada ou em qualquer outro tipo. Iremos dar soluções diferentes e um guia passo-a-passo para que possa voltar a ver o seu carro como se tivesse acabado de sair do concessionário.

Tipos de riscos

Antes de passarmos a explicar como arranjar os riscos, é importante que conheça os três tipos que existem:

  1. Micro-riscos: imperfeições provocadas por não se lavar ou secar o carro em condições. São muito leves e é difícil que possa chegar a vê-los ao longe.
  2. Riscos leves: os que só chegaram à capa transparente ou à de cor. Poderá vê-los facilmente porque são os riscos típicos em que não se chega a ver o aço nem outra cor diferente daquela da pintura, e que são provocados por chaves, ramos ou qualquer outro elemento desse tipo.
  3. Riscos graves: são os riscos mais profundos e são identificados porque pode ver outra cor ou o próprio aço do carro. São os que se vêem de longe e que custam muito a reparar em casa, mas não é impossível.

Ferramentas necessárias

  • Pincel de retoque: para dissimular o risco e voltar a pintar a zona. Deve escolher o adequado para a cor do seu carro, que pode normalmente ver no manual de instruções ou na barra da porta.
  • Lixa: para lixar a zona e poder retirar os riscos. Normalmente vêm com uma almofada para lixa, mas caso contrário deverá comprar uma.
  • Polimento: para preparar a zona dos riscos para ser polida.
  • Polidora: para polir os riscos.
  • Cera: para encerar e dar brilho ao carro.

Como reparar e tirar qualquer risco do carro em 10 passos

1. Localize todos os riscos do carro e verifique a sua profundidade

Ainda que veja só um risco, é provável que tenha mais que um e queira repará-los todos de uma só vez. Localize-os e verifique a sua gravidade analisando se chegaram ao próprio aço do carro ou a outra cor diferente da pintura.

 

2. Lave e seque o carro completamente

Tentar reparar os riscos com o carro sujo só levará a que lhe cause mais riscos. Limpe bem o carro com água e sabão e, sobretudo, centre-se em limpar completamente as zonas em que existem riscos.

 

3. Aplique o pincel de retoque

Use o pincel de retoque e aplique-o sobre os riscos muito suavemente e com cuidado. Depois, deixe que seque durante 15 minutos.

 

4. Lixe os riscos

Envolva a lixa em torno da almofada e lixe todos os riscos localizados no passo 1. Tem que lixar na direcção do risco e ir deitando água a cada 4 ou 5 passadas para ver se conseguiu chegar ao final do mesmo, mas sem que se lixe demasiado, o que poderia riscar ainda mais o carro. Para riscos leves recomenda-se o uso de lixas mais finas, de uns 1.500 grãos, enquanto que para os mais profundos se recomenda o uso de lixas de 2.000 grãos.

 

5. Limpe a área do risco

Deite água na zona onde lixou e seque-a com um pano completamente limpo. Qualquer trapo com alguma sujidade acabará por provocar mais riscos, pelo que recomendamos que se use um pano de microfibras totalmente novo.

 

6. Espalhe polimento nos riscos

Pegue no polimento e deite-o em todas as zonas que lixou. Isto apagará qualquer risco provocado pela lixa e deixará a zona pronta para ser polida.

 

7. Pule os riscos

Usando a polidora sempre no nível mais baixo, pule a zona dos riscos. Cada risco deve ser polido uns 10 segundos e nunca deve polir exactamente o mesmo ponto por mais de um segundo seguido, já que poderá arranhar a pintura. Dependendo da profundidade do risco, terá de polir mais ou menos tempo, ainda que uns 5 minutos deverão ser mais que suficientes.

 

8. Lave novamente o carro

Quando terminar de polir volte a limpar o carro com água e um trapo ou toalha limpos. Assegure-se que limpa todo o polimento, porque senão irá ficar preso à pintura e não poderá ser removido.

 

9. Encere a zona dos riscos

Coloque a cera numa esponja húmida e aplique-a nos riscos. Faça-o de forma suave, com movimentos circulares e sem colocar demasiada cera na esponja.

 

10. Volte a lavar o carro

E, pela última vez, lave o carro e tenha cuidado para não deixar nem um pequeno pedaço de sujidade. O carro deve ficar brilhante e 100% limpo.

Todos os riscos podem ser retirados com este processo?

Infelizmente, a resposta é negativa. Existem riscos que são muito profundos e que, ao chegarem ao aço, só podem ser reparados em locais especializados. Ainda assim, a maioria dos riscos comuns podem ser removidos com estes 10 passos.

Não comentamos soluções como os kits de reparação de riscos ou os diferentes produtos destes tipo porque existem demasiadas opções fiáveis. Recomendamos sempre que se sigam estes passos, já que se forem bem executados é muito possível que possa retirar quase qualquer risco sem problemas.

endadorecambios