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Como mudar a embraiagem do carro

A embraiagem é uma das peças essenciais do carro, e se não estiver a funcionar bem pode ser impossível mudar de velocidade. Não é muito habitual fazer esta substituição, já que é uma peça que tende a resistir bem à passagem do tempo, mas se circular muito pela cidade, ou se o seu carro utilizar um volante bimassa,  é mais que possível que algum dia o tenha de substituir.

É uma substituição complicada e somente para pessoas que tenham um domínio avançado da mecânica. Se tem esse conhecimento, com paciência e lendo este artigo poderá saber como mudar a embraiagem do carro para evitar ter que gastar mais de 1.000 € numa oficina.

O que é o volante bimassa e o que tem a ver com a embraiagem

Uma peça muito relacionada com a embraiagem é o volante bimassa, que é onde se apoia. A sua função, além de acumular inércia, é a de absorver as vibrações que se produzem pela combustão no cilindro, para que não cheguem à caixa de mudanças.

E porque falamos desta peça aqui? Porque se se estragar, quase de certeza que terá de mudar a embraiagem, porque para aceder ao volante há a necessidade de o tirar e também a caixa de mudanças. De facto, a sua substituição pode ser tão custosa como a de toda a embraiagem, já que o preço do volante bimassa é de uns 500 €.

Ferramentas necessárias

  • Luvas: para evitar manchar ou magoar as mãos.
  • Macaco hidráulico: para levantar o carro e realizar a mudança da embraiagem.
  • Colunas de suporte: para manter o carro elevado e poder manipulá-lo com facilidade.
  • Caixa de ferramentas: chave cruzada, carraca, chave torx, chave de fendas e torquímetro.
  • Lixa: para limpar o volante motor.
  • Centrador de embraiagem: no caso do kit de embraiagem não o incluir.

Como mudar a embraiagem do carro em 9 passos

1. Eleve o carro

Levante o carro com o macaco hidráulico e utilize as colunas de suporte para o manter fixo e estável.

 

2. Remova a roda dianteira esquerda e desligue a bateria

Remova as 2 rodas dianteiras com a chave cruzada e retire-as quando tiver soltado cada um dos parafusos. Para desligar a bateria só tem de a procurar debaixo do capot e retirar o terminal negativo (o de cor negra) e depois o positivo (de cor vermelha), nunca ao contrário. Em alguns modelos é necessário retirá-la também, de forma a ganhar algum espaço de manobra.

 

3. Desmonte todas as peças ligadas à embraiagem

Para poder aceder à embraiagem há que remover (por esta ordem) os controlos da caixa de mudanças, o controlo da embraiagem, o motor de arranque, a transmissão e os sensores da caixa de mudanças. A peça mais delicada de todas é a caixa de mudanças, já que pesa quase 30 quilos e para ser removida pode ser que venha a necessitar de ajuda de mais alguém. Além disso, é recomendável usar o macaco hidráulico para que não lhe caia em cima. Recorde que tem de retirar todas as ligações da própria caixa de mudanças e do resto dos elementos. Também se deve recordar como estão ligadas cada uma das ligações, pois uma falha na altura de voltar a ligá-las poderia danificar seriamente o carro.

 

4. Extraia o prato e o disco da embraiagem

Deverá ter diante de si o prato da embraiagem, que tem 6 parafusos que devem ser retirados. Quando os parafusos estiverem libertos, poderá tirá-los do prato e retirar também o próprio disco.

 

5. Limpe o volante motor

O volante motor estará cheio de óxido, pelo que terá de o limpar com uma lixa muito fina. Faça-o com muito cuidado, já que se o danificar terá de comprar um novo volante motor, que, como já comentámos antes, não é propriamente barato.

 

6. Monte o novo disco da embraiagem

O kit de embraiagem deverá trazer um centrador de embraiagem para colocar no novo. No caso de não o trazer, terá que comprar um novo para poder fazer a troca. Insira um novo disco com o centrador, coloque o prato e ponha-o em posição. Quando este estiver centrado, volte a apertar todos os parafusos e retire o centrador para terminar a substituição do disco.

 

7. Insira o novo rolamento

Quando retirou a caixa de velocidades deverá ter extraído um rolamento, pelo que agora só terá de colocar um novo rolamento no lugar em que estava o antigo.

 

8. Volte a colocar todas as peças na ordem inversa

Recorda-se de tudo aquilo que desmontou no passo 3? Agora tem de montar tudo na ordem inversa, que é a seguinte: sensores da caixa de velocidades, transmissão, motor de arranque, controlo da embraiagem e caixa de velocidades.

 

9. Arranque o motor e tente a embraiagem

Quando tiver todas as peças nos seus respectivos lugares, ligue o motor e tente a embraiagem. Em repouso deverá estar à altura do pedal de travagem e o traçado deverá ser o normal que o seu carro tinha anteriormente. Se estiver tudo a funcionar bem, volte a colocar a roda e terá terminado a mudança da embraiagem.

Se não ficou muito claro, este vídeo que esclarecerá todas as suas dúvidas:

Quanto custa aproximadamente a substituição

O preço da mudança da embraiagem varia desde os 100€ até aos 250€. Como sempre, esse preço dependerá do modelo do seu carro e da marca que compre.

Na Endado não recomendamos que faça muitas experiências na altura de comprar o kit de embraiagem para o seu carro. Veja o seu manual de instruções e compre o que vem indicado, ou procure o seu modelo no pesquisador da Endado e compre um dos que lhe sugerimos.

Quando substituir

Normalmente é substituído quando se estraga. Os dois sintomas mais habituais com os quais o seu carro lhe pede que lhe mude a embraiagem são os seguintes:

  • Mudanças que arranham: se ao meter uma mudança ou ao mudar de uma para outra notar que esta arranha (mesmo metendo bem o pé na embraiagem).
  • O carro tem rotações mais não acelera: se ao pisar o acelerador nota que este tem mais rotações mais não acelera.

Se notar algum destes dois, não terá outra opção que não seja mudar a embraiagem do carro.

Depende muito de cada carro e do uso lhe seja dado, mas a mudança da embraiagem é recomendada em redor dos 200.000 quilómetros.

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