Como e quando mudar as velas do carro
Falta-lhe potência na altura da aceleração? Não consegue arrancar bem? O consumo de combustível está a aumentar a passos de gigante? O carro dá sacudidelas? Tem que substituir as velas do carro.
Estas falhas poderiam até ocorrer por outros motivos, mas são os indícios mais claros de que as velas não estão a funcionar correctamente. Neste artigo iremos ensinar o que são as velas, como pode mudá-las em casa, as ferramentas necessárias para o fazer, quanto irá custar e tudo o que falta saber sobre esta pequena e barata substituição.
O que é uma vela?
A vela é uma peça que produz a faísca que provoca a mistura entre a gasolina e o ar nos cilindros do carro. Dependendo do número de cilindros do seu carro, pode ser que tenha mais ou menos.
Os componentes de uma vela são os seguintes:
- Terminal superior: lugar em que é ligada a bobina de ignição.
- Corpo principal: isolador de alta tensão e calor.
- Rosca: para enroscar a vela na cabeça do motor.
- Eléctrodo: origem da faísca que provoca a mistura entre a gasolina e o ar.
É importante conhecer a diferença entre os dois tipos de velas que existem, que são as velas de ignição e as velas de incandescência. As primeiras são as utilizadas nos carros de gasolina, e as segundas nos carros a diesel, tendo ambas a função de ajudar a arrancar o carro.
No caso das velas de incandescência, são usadas para que o carro a diesel tenha mais facilidade para arrancar a baixas temperaturas. A vela encarrega-se de dirigir o calor aos cilindros e facilitar que a temperatura suba e se produza a mistura entre o ar e o combustível.
Finalmente, há outro tipo de velas que se tornaram muito populares, as chamadas velas de irídio ou velas de Iridium. Em teoria, estas velas têm um eléctrodo central mais delgado que as convencionais, conduzem melhor a electricidade e proporcionam faíscas melhores, o que faz com que a ignição seja muito mais fácil.
Há muitos mitos que dizem que as velas de irídio aumentam o rendimento e a potência do carro, mas até ao momento isso não pôde ser demonstrado. As mais conhecidas e que certamente reconhecerá são as NGK, que são aquelas que podemos recomendar no caso de querer tentá-las.
Ferramentas necessárias
- Vela ou velas de ignição ou de incandescência: para realizar a trocar da antiga pela nova.
- Chave de vela: uma chave de uma largura específica para a sua vela, para que possa tirá-las e colocá-las no motor.
- Catraca ou copo hexagonal: para facilitar a extracção das velas.
- Ventilador ou ar comprimido: para fazer uma limpeza a fundo dos orifícios das velas.
- Óculos de protecção: para proteger a vista de qualquer elemento que possa saltar quando os orifícios forem limpos.
- Luvas: há que proteger as mãos antes da manipulação dos cabos das velas e durante a substituição das mesmas.
Como substituir as velas de ignição de um carro de gasolina em 7 passos
1. Localiza as velas |
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Antes de mais, tenha em conta que o motor deve estar frio e devem ter passado pelo menos 2 horas desde a última vez que usou o carro. As velas normalmente estão à vista ou estão debaixo de um protector de plástico que cobre o motor . Têm uma forma característica que será muito fácil de encontrar. |
2. Desligue os cabos da vela |
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Retire o cabo de alta tensão da vela em questão, pela qual deverá começar por puxá-la pelo topo e não pelo cabo, já que o poderia danificar. Fá-lo com cuidado, tirando-a pouco a pouco, e recorde-se de onde vinha o cabo e para que bobina ia. Caso posteriormente os coloque mal, o carro nem sequer irá arrancar. |
3. Extraia a vela e a bobina de ignição |
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Usando o copo hexagonal ou a catraca correspondente, e a chave da vela, e desaperte as bobinas da ignição para as poder extrair. Para tirar a vela terá que girar a chave no sentido contrário ao ponteiro dos relógios, para poder soltá-la e retirá-la com as suas próprias mãos. |
4. Sopre pelo orifício da vela |
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Ponha os óculos de protecção e com um ventilador comece a soprar pelo buraco da vela para o deixar totalmente limpo das impurezas. |
5. Enrosque a nova vela |
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Lubrifique as novas velas e comece a enroscá-las à mão com muito cuidado e exercendo pouca pressão. Quando a vela estiver enroscada, utilize e chave e gire-a no sentido dos ponteiros do relógio para apertar as velas, tendo cuidado de não apertar demasiado; deverão ficar com uma pressão semelhante à que tinham antes. |
6. Coloque a bobina de ignição |
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Coloque a bobina de ignição, tornando a apertá-la com os parafuses e a catraca que utilizou no passo 3. Tenha cuidado de não exercer demasiada pressão, já que poderia danificar a rosca e estragar a própria bobina. |
7. Ligue os cabos e repita o mesmo processo para cada vela |
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Depois da bobina de ignição estar fixa, só terá de voltar a ligar os cabos e terá terminado de mudar a vela. Agora só tem de repetir este processo com cada uma das velas de ignição para realizar uma substituição completa. |
Se ainda não ficou claro, aqui tem um vídeo da TuningParts que explica o processo em poucos minutos:
Como substituir as velas de incandescência de um carro a diesel
No caso das velas de incandescência os passos serão quase iguais aos das velas de ignição, somente adicionando um passo prévio antes de se realizar todo este processo.
Antes de localizar e retirar as velas, tem que desligar o polo negativo da bateria. Localize a bateria dentro do carro a diesel e procure o pólo negativo, que é de cor negra e tem um símbolo negativo (-), que deverá ser retirado para começar o processo.
Quanto custa aproximadamente esta substituição
O preço de fazer a substituição das velas do carro é muito baixo, já que umas velas podem custar entre 8 a 10 € cada uma. O preço aumentará ou diminuirá dependendo da cilindrada do seu carro, já que com um maior número de cilindros maior será o preço de substituição das velas.
Quando substituir
Dependendo do fabricante das suas velas e do modelo do seu carro terá que fazer a substituição antes ou depois. Em média, num carro a gasolina são substituídas a cada 60.000 quilómetros. Ainda assim, dependendo do uso que dê ao carro pode ser que esse intervalo seja menor, já que as velas poderão começar a falhar entre os 35.000 e os 40.000 quilómetros.
Por outro lado, as velas de incandescência dos carros a diesel devem ser substituídas a cada 120.000 quilómetros, sempre e mesmo que sejam de marcas reconhecidas como Ngk, Bosch, Champion, Beru ou Denso.
Recorde-se que ainda que só tenha uma vela defeituosa, terá de substituir todas de uma só vez.