Como testar a bateria do carro

Quer que o seu carro o deixe parado em qualquer momento ou lugar? Certamente que não. No entanto, é isso que pode acontecer se não testar a bateria do seu carro, já que se a bateria não funcionar ou estiver descarregada o carro não vai arrancar por muito que o deseje.

Neste artigo descobrirá como testar a bateria do carro em 6 passos, para poder conhecer o estado da bateria e saber se necessita de ser carregada, ou não, antes de deixar de funcionar.

Ferramentas necessárias

Como saber qual é a percentagem actual de carga da sua bateria

Antes de realizar o teste, é importante que saiba o que significam os diferentes valores que aparecem no multímetro quando for testar a bateria. Dependendo do número maior ou menor de volts que apareça no multímetro ou amperímtro, poderemos saber qual é a percentagem de carga.

VOLTS

% DE CARGA

SITUAÇÃO

13

100%

Carregada recentemente.

12.5

80%

Carregada.

12.3

60%

Carregada.

12.1

40%

Com carga limitada. Um carro antigo poderia arrancar, mas um novo provavelmente não.

11.9

20%

Recarregue a bateria o quanto antes.

11.6 o menos

0%

Recarregue a bateria o quanto antes, e não utilize o carro até que o faça.

Como testar a bateria do carro em 6 passos

1. Saia com o carro e deixe-o repousar

Para conseguir uma medição totalmente fiável é necessário que o carro tenha estado a funcionar. Circule com ele durante 40-50 minutos e posteriormente deixe-o a repousar por um período de tempo semelhante.

 

2. Meça a bateria com o veículo parado

A primeira medição que faremos será com o motor completamente parado. Depois deste repousar cerca de 4 horas, meça a voltagem da bateria, que deverá estar compreendida entre os 12,5 e 12,9 volts.Para o fazer retire a chave, ligue o multímetro em corrente contínua aos pólos da bateria e aponte o valor marcado pelo multímetro.

 

3. Teste a bateria com o carro a funcionar

Ligue o carro e deixe-o em ponto morto. Depois, volte a ligar o multímetro em corrente contínua para medir a bateria e aponte o valor marcado.

 

4. Testar a bateria com corrente alternada

Realize a mesma medição com o carro a funcionar, mas desta vez altere a tensão do multímetro para corrente alternada e aponte o resultado.

 

5. Determine se a bateria deve ser mudada ou não

Consulte os resultados de cada medição e comprove se cumprem estas condições para saber se é necessário mudar a bateria:
  1. Veículo parado: menos de 12,2 volts ou 0,2 amperes.
  2. Veículo a funcionar em contínua: mais de 14,7 volts ou 0,25 amperes.
  3. Veículo a funcionar em alternada: mais de 0,2 volts ou 0,04 amperes.

No caso de se cumprirem as três, a bateria deverá ser mudada imediatamente.

 

6. Procure outras possíveis falhas na bateria

Ainda que a sua bateria supere este pequeno teste, poderá estar danificada por algum outro motivo. Para o saber só teremos que ver o seguinte nas duas últimas medições:
  1. Veículo a funcionar em contínua: se o valor for inferior a 13,7 volts ou 0,22 amperes a bateria está descarregada e irá necessitar de ser carregada para funcionar, mas se for superior a a 15 volts ou 0,24 amperes deve haver alguma falha no alternador.
  2. Veículo a funcionar em alternada: se o multímetro marcar mais de 0,3 volts ou 0,004 amperes, isso é outro sinal inequívoco de que o alternador não está a funcionar correctamente.

Quanto testar a bateria

O teste da bateria deve ser realizado, no mínimo, uma vez por ano. Desta forma evitaremos que se descarregue ou deixe de funcionar em qualquer sítios e nos apanhe desprevenidos.

Dependendo do uso, a bateria pode também durar mais ou menos. Poderemos testar isto com maior facilidade num carro de gasolina, já que o motor fará um som estranho ao arrancar, enquanto que num carro a diesel não irá arranjar sem mais.