Suspensão pneumática

Selecione seu veículo
1
2
3

Envios grátis

Entregas em 24h

Pessoas com valores

Devoluções grátis

Ordenar por

Preços

Fabricante

Mostrando 1 - 20 de 84 itens

A suspensão pneumática é um tipo de suspensão empregada geralmente em veículos pesados que utiliza, em vez de molas de compressão, compressores pneumáticos para manter o veículo à altura correcta.

A substituição de molas de aço por compressores de ar —que enviam ar comprimido até a um fole flexível ligado ao chassi— gera um maior conforto de marcha, já que dá a impressão de estar a circular sobre um colchão de ar.

Funcionamento da suspensão pneumática

Vimos que a suspensão pneumática é um sistema de amortecimento que geralmente se utiliza em veículos pesados, como os camiões, os tratores ou as autocaravanas.

A ideia é aliviar a torção excessiva que sofrem as molas de aço, substituindo-as por compressores de ar que suportam melhor o peso do veículo. Além disso, são evitados ou minimizados em grande medida os balanços do veículo quando este se encontra em marcha.

Com essa mesma intenção, faz já vários anos que os carros de alta gama começaram também a equipar suspensões pneumáticas,com a intenção de proporcionar um conforto excepcional, em paralelo com uma destacada melhoria no comportamento dinâmico.

Carros com suspensão pneumática como o Audi A8, o Mercedes Clase S, o Volkswagen Touareg, o Porsche Cayenne ou o Range Rover Sport são um claro exponente do elevado conforto de marcha que proporcionam estes sistemas de amortecimento.

A suspensão pneumática permite ao veículo que a equipa subir e baixar a carroçaria em função das necessidades de cada momento:

  • Se é necessário evitar um terreno irregular, com pequenos obstáculos, em que os baixos podem chocar com o solo, a suspensão pneumática eleva-se, injectando ar comprimido nos foles.  
  • Para fazer uma condução mais desportiva, a carroçaria baixa para que se pegue mais à estrada e diminua também o centro de gravidade.

Graças ao seu sistema de autorregulação, o carro mantém sempre a mesma altura do solo, independentemente do nível de carga que leve.

Componentes da suspensão pneumática

Um kit de suspensão pneumática é composto por vários elementos:

  • Mola pneumática: é o substituto da mola de aço. A mola pneumática está associada a um cilindro de alumínio.
  • Amortecedor: é um amortecedor de gás, que pode endurecer ou amolecer modificando a pressão do óleo interno.
  • Grupo de alimentação de ar: injecta ar no compressor.
  • Bloco de válvulas electromagnéticas: com sensores de pressão e váculas que activam as molas pneumáticas e o acumulador de pressão.  

Homologar a suspensão pneumática

Se decidiu mudar a suspensão original do seu veículo para um kit de suspensão pneumática (algo que é pouco habitual nos automóveis, mas bastante comum em autocaravanas), é obrigatório que o IMT homologue a nova instalação.

Os requisitos legais são fáceis —apesar de difíceis—, já que ao ser considerada uma alteração de importância é necessário apresentar um relatório assinado por um engenheiro industrial que homologue a instalação.

Una vez apresentado esse relatório, o próprio IMT irá realizar uma nova inspecção de homolgação para comprovar que o conjunto cumpre todos os requisitos legais e de segurança.  

Comprar suspensão pneumática na Endado

Na Endado encontrará tanto kits completos de suspensão pneumática como componentes soltos ao melhor preço.

Também, todas as compras realizadas na Endado contam com a vantagem de que os gastos de envio são por nossa conta.

Não perca mais tempo e compre agora mesmo o seu kit de suspensão pneumática!

Outros termos para nos referirmos a Suspensão pneumática

Suspensão pneumática, amortecedor pneumático, amortecedor airmatic, suspensão airmatic, compressor airmatic, compressor de suspensão pneumática