No disponivel
No disponivel
No disponivel
No disponivel
O servofreio é um mecanismo que serve para minimizar o esforço que o condutor tem de exercer no pedal do travão quando pretende parar ou reduzir a velocidade do veículo que conduz.
O servofreio do carro permite multiplicar a força que um ser humano é capaz de exercer no pedal do freio.
Para isso, um pistão é montado logo atrás do pedal do freio, com duas câmaras que são conectadas enquanto o pedal do freio não está acionado ou pressionado . Nas câmaras há uma pressão inferior à atmosférica porque o motor provoca uma sucção nas câmaras.
O funcionamento desta aspiração é diferente dependendo se o motor é diesel ou gasolina:
A operação do servofreio é simples: pressionar o pedal do freio impede a comunicação entre as duas câmeras.
Nesse momento, a câmara da esquerda se comunica com o exterior, de modo que a pressão atmosférica se nivela no interior. Como há pressão inferior à atmosférica na câmara direita, esse aumento de pressão provoca um aumento de força para auxiliar o motorista na frenagem .
E o que acontece com o servo-freio quando o motor é desligado? Bem, o sistema para de funcionar. Nesse caso, o servofreio é desativado e você terá que usar o freio diretamente, sem assistência de qualquer tipo.
Existem basicamente dois tipos de impulsionador de freio do carro:
A escolha de um tipo ou outro depende sobretudo do espaço atrás do pedal ou do espaço no compartimento do motor. A montagem do Mastervac é geralmente preferida porque é mais simples de instalar.
Se você acha que pode haver uma falha no servofreio do seu veículo, recomendo que você faça um destes testes :
Se ocorrer alguma dessas situações, é melhor mandar verificar o servo-freio por um mecânico, pois pode estar com defeito .
Se tiver de comprar um servo-freio, o melhor local para o fazer é o Endado, onde encontrará a maior gama e os melhores preços.
Navegue por todo o nosso catálogo de servo-freios e escolha o mais adequado para o seu carro.