Como mudar as pastilhas do travão do carro

Já começou a notar que a distância de travage do seu carro aumentou? As rodas chiam ou fazem algum ruído estranho ao travar? Pois o mais provável é que as suas pastilhas do travão estejam desgastadas e seja altura de as substituir.

Esta mudança não é uma operação simples, mas se seguir o nosso guia passo-a-passo em menos de uma hora saberá como mudar as pastilhas do travão do carro. Além disso, poupará entre 100 e 200 € do que teria de pagar para o fazer numa oficina.

Porque se devem mudar as pastilhas do travão

As pastilhas do travão encarregam-se de criar fricção com o disco de travagem e diminuir a rotação desse disco para travar o carro. São elementos essenciais para ter uma travagem adequada e à medida que se vão desgastando a dita travagem piora pouco a pouco.

Um jogo de pastilhas de travão em mau estado poderia fazer pouca fricção sobre o disco e aumentaria a distância de travagem. Isto é algo que não pode permitir, já que em qualquer surpresa ou paragem as rodas não responderiam a tempo.

Ferramentas necessárias

Como mudar as pastilhas do travão em 8 passos

1. Rode a direcção do carro e solte os parafusos da roda

Rode a direcção do carro em função da roda cuja pastilha de travão queira mudar. Quer dizer, se quiser mudar as da direita, deverá rodar para a direita. Depois, use a chave em cruz para soltar os parafusos, mas sem os retirar totalmente.

 

2. Eleve o carro e retire a roda

Use o macaco para levantar o carro e terminar de retirar os parafusos da roda com a chave em cruz. Quando os tiver retirado a todos, poderá retirar a roda e aceder ao sistema dos travões.

 

3. Extraia as pastilhas do travão

Terá diante de si as pastilhas do travão e o disco. Logo que identifique a pastilha, use a chave Allen para retirar os parafusos que a prendem e faça alavanca com a chave de fendas para a poder retirar. Deve fazer alavanca apoiando o extremo dessa chave nas pastilhas e com as bordas do disco, nunca na superfície de contacto do mesmo.

 

4. Introduza as novas pastilhas do travão

As novas pastilhas entrarão à pressão. Só terá de as introduzir um pouco de lado para que entrem e ligá-las à chapa superior metálica. Quando estiverem dentro, comprima e ajuste o pistão do travão para as encaixar perfeitamente e volte a aparafusá-las com a chave Allen.

 

5. Monte a roda novamente

Pegue na roda e volte a montá-la com a chave em cruz até que esteja totalmente presa. Verifique se não existe nenhum parafuso solto ou pouco apertado, tanto na roda como na própria pastilha.

 

6. Repita o processo com o resto das pastilhas do travão

Quando terminar com a primeira roda, deve seguir os mesmos passos com as restantes. No caso de só desejar mudar as pastilhas de travagem dianteiras ou traseiras, só terá de o tornar a repetir uma vez.

 

7. Carregue no travão

Por precaução é importante que pressione total e progressivamente o pedal várias vezes. Desta maneira o pistão empurrará a pastilha para o disco e irá deixá-la no lugar ideal para que funcione em perfeitas condições.

 

8. Circule 100 quilómetros sem travar bruscamente

Nos primeiros 100 quilómetros de circulação, após trocar as pastilhas do travão terá de travar com suavidade para evitar travagens bruscas. Qualquer travagem deste tipo irá diminuir a vida útil das pastilhas.

Recomendamos que veja este vídeo de um utilizador do youtube Dr Macete em que explica como mudar as pastilhas do travão.

Quanto custa aproximadamente esta substituição

O preço de um jogo de pastilhas de travão dianteiras ou traseiras oscila entre os 25 e os 100 euros. Dependerá de se compra alguma marca branca ou alguma das mais conhecidas como Bosch, Ferodo ou Necto. Poupe quase 70% comprando as suas pastilhas de travão na nossa loja:

Quando substituir

Não há um intervalo de tempo exacto, seja em tempo ou em quilómetros, para mudar as pastilhas do travão de um carro. Dependendo do modelo e do uso do automóvel o desgaste será maior e a vida útil das pastilhas será menor. Como recomendação geral é aconselhável verificar as pastilhas por volta dos 20.000 quilómetros.

Por exemplo, se conduz pela cidade o desgaste das pastilhas do travão é maior do que se o fizer pela estrada. Além disso, as pastilhas traseiras desgastam-se duas vezes mais rápido que as traseiras, pelo que é necessário mudá-las antes.

De qualquer forma, pode descobrir se as pastilhas chegaram ao final da sua vida útil com o indicador de desgaste do seu carro. É um sinal luminoso cujo símbolo poderá encontrar no manual do seu carro, que se irá iluminar quando as pastilhas tiverem de ser mudadas.

Se o seu carro não tiver esse indicador poderá saber o seu estado medindo a sua grossura. As pastilhas costumam ter um indicador de grossura mínima e, em casa de não o terem, verifique se a sua grossura é superior a 1-1.5 milímetros. Caso contrário, as pastilhas devem ser substituídas.

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