Alternador

Selecione seu veículo
1
2
3

Envios grátis

Entregas em 24h

Pessoas com valores

Devoluções grátis

Ordenar por

Preços

Fabricante

Mostrando 1 - 20 de 9167 itens

A importância do alternador num carro é essencial para tudo o que esteja relacionado com o sistema eléctrico.

Se alguma vez ficou sem bateria depois de um longo período de tempo sem circular com o automóvel, comprovou o quão necessária esta peça é para o correcto funcionamento eléctrico.

Quais são as funções do alternador?

O alternador tem a missão de converter a energia mecânica procedente dos movimentos dos pistões em energia eléctrica para alimentar todos os componentes electrónicos e eléctricos do veículo.

Embora muita gente pense que a energia eléctrica de que necessita o veículo vem da bateria, esse elemento só armazena a corrente alternada transformada pelo alternador e fornece electricidade quando o motor está parado.

Isto quer dizer que o movimiento do motor também é aproveitado para gerar electricidade, pelo que a função do alternador é essencial na altura de converter essa energia mecânica em energia útil para alimentar todo o sistema eléctrico.  

Se existirem falhas no alternado, o veículo deixa de receber energia eléctrica, já que a que se armazena na bateria não é suficiente para alimentar todos os componentes eléctricos de que necessitam os veículos actuais.

Como podemos saber que o alternador está a falhar?

O principal indicador de que algo está mal no sistema eléctrico é a presença do sinal da bateria acendido no painel de comandos.

Mas também existem outros sintomas que apontam que o funcionamento do alternador não é correcto:

  •       Cada vez custa mais arrancar o motor, porque a bateria vai perdendo força.
  •       Durante a noite, a intensidade do feixe de luz emitido pelos faróis varia em função do número de rotações em que funciona o motor. Quando o motor tem mais rotações, o feixe de luz é mais intenso, enquanto que quando se baixam as rotações a luz parece debilitada.
  •       Como já dissemos, a presença do sinal de bateria no painel de comandos é um indicador de que o alternador está com problemas.

De qualquer forma, pode-se fazer um diagnóstico usando um voltímetro para averiguar se o alternador está a funcionar mal.

Como o voltímetro é um dispositivo pouco frequente fora das oficinas, pode realizar o seguinte teste: com o motor ligado, desligue o polo negativo da bateria. Caso o motor pare, é evidente que o alternador não consegue gerar energia eléctrica suficiente.

Porém, este teste não é absoluto, porque é possível que o motor não pare mesmo com falhas no alternador.

Comprar alternadores de carro na Endado

Se o seu alternador não está a funcionar bem, alguns especialistas em electromecânica recomendam proceder à sua reparação, já que este tipo de peças de substituição tem uma vida útil tão longa que pode chegar a alcançar os 500.000 quilómetros.

No entanto, na Endado recomendamos que proceda à substituição do mesmo, já que o preço de um alternador novo não é tão alto que se justifique considerar uma reparação que nem sempre acaba por compensar.

Se tem dúvidas entre reparar ou substituir o alternador do seu carro, fale com o nosso mecânico por telefone, pelo +34 91 661 02 06, ou enviando-lhe um e-mail para info@endado.com


Produtos mais vendidos em Alternador